Com a
intenção de aproximar diferentes povos e ampliar a visão de mundo dos alunos, a professora e artista visual, Denise Pacheco Lopes da turma do MATERNAL tomou a iniciativa de propor que os alunos conhecessem
um pouco sobre o MÉXICO. O projeto tomou força com a parceria das demais
professoras que não hesitaram em trabalhar com tema: Camila Medeiros, Débora
Abê e Rosane Carvalho, da EMEI Favo de Mel.
Trabalhar o México foi uma maneira de desmitificar questões como “o que tem haver o México com educação infantil?”; “mas pimenta não é forte?”, e “cactus é perigoso!”.
O país, que é rico em cores, aromas, sabores, texturas, pôde ser explorado de maneira fantástica através de suas cores e formas com as crianças, onde puderam experimentar as mais variadas sensações. Essa foi uma forma de promover o respeito por diferentes tradições e costumes, degustação de novos alimentos, exploração de novas técnicas artísticas, conhecimento de artistas internacionais, escuta de diferentes estilos musicais, conhecimento de novas danças e muito mais.
Durante o projeto foi apresentado os artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera. Frida trabalhava muito com autorretrato e Diego com muralismo, sendo esse um dos próximos objetivos que em virtude do mal tempo não foi possível: construção de um mural no lado externo da escola com o tema MÉXICO. Os alunos trabalharam com fotografias, frames, desenhos e pinturas. As crianças também divertiram-se bastante com a caracterização de Frida e Diego.
As festas populares foram bem trabalhadas, entre elas Fiesta Día de los Muertos, com máscaras confeccionadas por eles de caveirinhas.
Na Sessão Cineminha, desenhos animados e filmes com personagens mexicanos, como: Chaves, Chapolin, Ligeirinho, Rango e Dora, além de clips com fotos e imagens sobre o país, costumes e arte.
Os alunos das outras turmas puderam conhecer um pouco sobre o México através de uma apresentação de fotos, produzida pela professora Débora.
O ponto culminante foi a Fiesta Mexicana, realizada na sexta-feira passada (24 de maio), onde o Maternal convidou demais turmas da escola para participar no pátio da escola.
Na festa foi conciliada a decoração, o cardápio, a música, as lembrancinhas e até mesmo as brincadeiras com o tema! As meninas vestidas com saias confeccionadas de sombrinhas reutilizadas por Loreta, mãe da professora Denise e os meninos com sombreros de papel e bigodes! O envolvimento foi geral, até amigos da professora Débora emprestaram objetos trazidos do México para decoração.
Na festividade, as crianças e professoras puderam experimentar alguns alimentos, como: chilli (com carne moída e feijão) com nachos (salgados), que foi encomenda da Diretora Isabel Diefenbach e da Vice-diretora Andrea dos Santos para as cozinheiras da escola; guacamole (com abacate), feito pela professora Débora; tacos (tipo panqueca), feito pela professora Camila; churros, trazidos pela professora Rosane, além das frutas apresentadas em aulas anteriores, como a Pitaya (que tem origem em cactus), trazida pela professora Denise. Foi muito comentado sobre a pimenta com eles, e na alimentação aqui foi substituída por pimentões. A bebida servida foi a famosa groselha, muito consumida no seriado mexicano da Turma do Chaves.
Uma das brincadeiras propostas durante a festa foi com a piñata, um objeto feito de papel, muito comum no México e nesse caso em formato de abelha, onde as crianças puderam brincar, e após ser quebrado saíram surpresas como brinquedos e guloseimas (semelhante ao nosso balão surpresa).
A festa aconteceu ao som dos mariachis, decoração de sombreros, cactus e pimentas artificiais. Ao final da festa, cada professora recebeu em nome de sua turma uma lembrancinha em formato de cactus, confeccionado pelas professoras Camila e Débora como símbolo da comemoração.
A Secretária de Educação do município, Maria do Carmo Weber Alba, que falou da importância das crianças ampliarem seu repertório e Débora acrescenta que também as professoras puderam ampliar seu conhecimento, visto que foram em busca de novas informações. A Secretária na ocasião convida o Maternal para expor suas fotos e trabalhos sobre esse projeto, na SMED.
A atividade faz parte da proposta da EMEI Favo de Mel, que cada mês uma turma sugira uma atividade de integração com outra turma, nesse caso o Maternal ofertou para toda escola. Segundo a direção, o tema desenvolvido pela escola este ano é ARTE e LUDICIDADE, e as professoras então aplicaram as atividades dentro desse objetivo. As crianças aprovaram!
Texto: professora Denise Pacheco Lopes.
Fiquei tão entusiasmada... queria ter visto as fotos...
ResponderExcluir