Falando em brincar visitem o site www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar lá tem muitas dicas e discussões sobre jogo e educação. Outro site muito legal é www.mapadobrincar.com.br com brincadeiras de todas as regiões do Brasil.
Algumas das atividades que já aconteceram:
* Contação de história cantada coletiva: Arca de Noé. A professora Cleci fez um resumo da história da arca de Noé e depois cantamos:
Tá faltando um bicho na arca de Noé. Você sabe qual é?
Após a pergunta, uma caixinha que passava com várias imagens de animais pára. a criança com a caixa na mão pega uma imagem e diz o nome do bichinho.
* Recepção das crianças na chegada à escola.
* Circuito de atividades no pátio: túnel, palhação, pandorga (construção e decoração), salãozinho, confecção de ímãs de geladeira, pinturinha e muita brincadeira livre.
* Apresentação de brinquedos construídos com sucata pelas crianças. O Berçário II fez garrafinhas com água e peixinhos dentro, como se fosse um aquário. O Berçário III fez uma linda boneca com meia calça e papel amassado. O maternal fez petecas (com pedrinhas, jornal amassado e TNT), carrinhos (com caixinhas e tampinhas) e vai-e-vem (com garrafa pet e corda de varal). O jardim I fez pião (com palito de dente e caixinha de ovo) e uma bonita boneca de papel retorcido que deram de presente à coordenadora pedagógica (a Princesa). O Jardim II A fez a boneca Lindinha (com rolinhos de papel higiênico) e o jogo da velha. O jardim II B fez vai-e-vem e bilboquê (com garrafa pet e lã).
* E as professoras, à tarde, também se apresentaram e se divertiram ensinando suas brincadeiras favoritas às crianças e assistiram e participaram atentas e curiosas.
A coordenadora, prô Silvia apresentou o Tic-tac (brinquedo que conhecia desde criança, mas ficou conhecendo esta semana a escada de Jacó. Aliás o link a seguir mostra várias dicas sobre a escada de Jacó: http://www.youtube.com/watch?v=nm8gs1d8674). Mostrou também a corda da prô Silvânia.
A vice-diretora, prô Andrea trouxe o io-iô. A prô Nádia trouxe a
brincadeira passa-passará e o seu livro de histórias (que a dinda dela
contava pra ela quando era criança).
A prô Natália trouxe a amarelinha
(ou sapata) e a adoleta. A prô Verinha trouxe as Cinco Marias e a prô
Débora o seu bonecão favorito.